MOBILIDADE ESPACIAL DOS DOCENTES E OFERTA DE ENSINO ADEQUADO NO BRASIL ENTRE 2013 E 2017
Ensino médio; Mobilidade espacial; Adequação de formação docente; Brasil
Nas abordagens que envolvem a adequação entre formação e disciplina ensinada pelo docente no ensino médio, em consequência do desempenho das escolas em âmbito nacional, é uma lacuna que ainda não se percebe na literatura dos debates educacionais. Além disso, a oferta de um índice composto que representa o oferecimento de ensino médio adequado, tem sido escassa na literatura da Demografia da Educação, sobretudo, utilizando a base de informações do Censo Escolar no Brasil, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Um dos resultados que a mobilidade espacial dos docentes pode se configurar como um fator que, associado às especificidades da escola, apresente um desequilíbrio na referida oferta. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal criar um índice correspondente às características das escolas e dos docentes para evidenciar sua importância no desempenho dos alunos do ensino médio. Os microdados dos Censos Escolares entre 2013 e 2017 serão as informações principais. E, para alcançar os objetivos propostos, pretende-se utilizar métodos que correlacionem a importância de cada fenômeno na condição da escola apresentar oferta adequada por meio de diversas condições em diferentes recortes geográficos no país.