Lei de cotas no Ensino Superior: uma análise da permanência e desempenho da coorte de ingressantes em 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ações afirmativas; Ensino Superior; Permanência Universitária; Desempenho Universitário; UFRN
Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da Lei 12.711/2012, denominada de Lei de Cotas, no desempenho e na permanência na coorte de ingressantes, em 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para realizar tal investigação, será considerada como população alvo todos os alunos ingressantes nos cursos de graduação da UFRN, em 2014, via Sistema de Seleção Unificada (SISU). O estudo se justifica pelas mudanças na composição da população brasileira e mudanças recentes em políticas públicas voltadas para o acesso ao Ensino Superior. O ano de 2014 foi escolhido por ser o primeiro em que os alunos ingressaram integralmente por meio do SISU e também por ser o primeiro ano de implementação da Lei de Cotas. Para consecução dos objetivos propostos, propõe-se a utilização de dados do Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU/COMPERVE). Como metodologia propõe-se uma análise descritiva a fim de se detectar possíveis tendências, relações e padrões associados ao desempenho e permanência do aluno. E também, pretende-se realizar uma Análise de Sobrevivência no qual a variável a ser investigada é o “cancelamento” ou “não cancelamento” da matrícula durante os cinco primeiros anos de curso. Por fim, utilizando o Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN), para a análise de desempenho pretende-se determinar o estimador diferença-em-diferenças (DD) conjugado ao método Propensity Score Matching (PSM). Ressalta-se que as análises serão realizadas buscando identificar possível diferencias entre o grupo de alunos ingressantes via Lei de Cotas e os ingressantes via ampla concorrência. A linguagem de programação R (2017) será o recurso computacional utilizado para as análises estatísticas. .