Perfil sócio demográfico e profissional dos professores do ensino básico brasileiro: a qualificação docente e suas dimensões.
Qualificação docente; Tipologia; Ensino básico
O presente trabalho objetiva realizar a construção de perfis socioeconômicos, demográficos e de qualificação dos professores da rede básica de ensino no Brasil. A qualificação docente é uma questão de amplo questionamento, e as características que determinam se um professor é bem ou mal qualificado estão sendo sempre discutidas. Através da observação da literatura, os fatores determinantes para uma boa qualificação docente serão agrupados em diferentes dimensões características, que englobam de questões pessoais a profissionais. Trata-se de um levantamento quantitativo em que serão utilizados dados do Saeb do ano de 2013 e aplicado o método Grade of Membership para a determinação dos perfis de classificação para os professores do ensino básico. O método Grade of Membership consiste na estimação da probabilidade de resposta l a uma variável j no perfil k, gerando um grau de pertinência de cada individuo a um determinado perfil extremo. O estudo em questão revelará a existência de três perfis com características extremas dentre os docentes avaliados.