Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANO LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRISTIANO LIMA SANTOS
DATA : 11/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Video conferência via Google meet
TÍTULO:

DESAFIOS, PERCEPÇÕES E IMPACTOS DOS JOGOS DIGITAIS NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS MACACOS EM TOBIAS BARRETO-SE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Jogos Digitais; Caatinga; Serra dos Macacos; Ecopedagogia


PÁGINAS: 139
RESUMO:

A presente pesquisa investiga os desafios e oportunidades da adoção de jogos digitais em processos ecopedagógicos voltados à conscientização sobre a fauna e a flora da Serra dos Macacos, em Tobias Barreto-SE. A problemática central envolve a necessidade de tornar o ensino de Educação Ambiental (EA) mais atrativo e eficaz para jovens em idade escolar, articulando o potencial dos jogos digitais com práticas pedagógicas críticas e contextualizadas. Até o momento, três etapas principais foram concluídas: uma análise sistêmica da conservação da Serra dos Macacos, uma revisão sistemática sobre a adoção de jogos digitais na EA e o desenvolvimento de um jogo educativo voltado à sensibilização ambiental. A análise sistêmica, a partir de uma visita de campo e utilizando as ferramentas SWOT, DPSIR e um diagrama de alças causais, evidenciou que o ecoturismo, a EA e o envolvimento comunitário são essenciais à conservação local. A revisão sistemática, baseada no método PRISMA e em 38 estudos publicados entre 2018 e 2023, revelou crescente interesse na temática e percepções positivas de docentes e discentes sobre o uso de jogos digitais para promover engajamento e reflexão sobre sustentabilidade, embora persistam desafios como carência de infraestrutura e necessidade de formação docente. Com base nesses resultados, foi desenvolvido o jogo “Conhecendo a Serra dos Macacos”, utilizando o RPG Maker MV e o modelo de desenvolvimento em espiral com prototipagem evolutiva. Conclui-se que a integração entre fundamentos ecopedagógicos e design de jogos constitui uma estratégia inovadora e acessível para fortalecer o vínculo entre conhecimento, território e preservação ambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Este trabalho contribui diretamente para os seguintes ODS: ODS 4 – Educação de Qualidade, Meta 4.7: garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Justificativa: esta pesquisa utiliza jogos digitais como ferramenta para processos ecopedagógicos, promovendo aprendizagem significativa, crítica e contextualizada sobre temas ambientais e tornando o ensino de Educação Ambiental mais interativo e atrativo para jovens; ODS 15 – Vida Terrestre, Meta 15.1: assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais; e Meta 15.5: tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas. Justificativa: esta pesquisa foca na conservação da Serra dos Macacos, com ênfase na fauna e flora locais, dialogando diretamente com a proteção da biodiversidade e com o uso sustentável dos recursos naturais. O jogo proposto atuará como ferramenta de sensibilização ambiental, contribuindo para a valorização e preservação dos ecossistemas terrestres.

Impacto Social da Tese

Seu impacto social reside na sua capacidade de promover a conscientização ambiental por meio de práticas educativas inovadoras e acessíveis, utilizando jogos digitais como instrumentos de transformação social. Ao articular os princípios da Ecopedagogia com o potencial interativo e imersivo dos jogos, o trabalho estimula a formação de uma consciência crítica e sustentável entre jovens em idade escolar, especialmente em contextos onde o ensino tradicional de Educação Ambiental enfrenta limitações de engajamento e infraestrutura. A abordagem adotada contribui para aproximar a comunidade escolar das questões locais de conservação da Serra dos Macacos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização do território. Dessa forma, a pesquisa não apenas amplia o alcance da Educação Ambiental, mas também fomenta a participação social e o protagonismo juvenil em ações voltadas à preservação da biodiversidade e à construção de uma cultura ecológica mais solidária e participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAE RODRIGUES - UFS
Externo à Instituição - RAFAEL RODOLFO DE MELO - UFERSA
Externa à Instituição - ROMARI ALEJANDRA MARTINEZ MONTANO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 15:32
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