ATIVIDADE ONIRICA, SONO E DESEMPENHO EM EXAME NACIONAL
Sono, sonhos, estados de humor, desempenho acadêmico
A elaboração do enredo onírico envolve a combinação de diferentes fragmentos de memória. Uma das teorias sobre os sonhos, sob a ótica evolutiva darwiniana, sugere que, no ambiente ancestral, os sonhos atuavam como um espaço seguro para simular ameaças enfrentadas na vigília, conferindo uma vantagem em termos de sobrevivência. Outra teoria propõe que, por meio de mecanismos neuropsicológicos, os sonhos desempenham um papel fundamental na regulação emocional, particularmente no controle de emoções como o medo. Durante o sono, especialmente no estágio de sono REM, ocorrem modulações de circuitos neurais associadas à expressão gênica de experiências vividas na vigília, o que favorece a formação e consolidação de memórias. Esse estágio do sono é marcado por uma maior quantidade de sonhos mais complexos. Nesse contexto, o conteúdo onírico poderia funcionar como um marcador útil para compreender a relação entre eventos significativos da vigília e o estado emocional e cognitivo do sonhador. Além disso, o atraso de fase, típico da adolescência, gera uma tendência à vespertinidade, criando um descompasso entre o relógio biológico e as exigências sociais, como os horários escolares, o que pode resultar em mudanças comportamentais e prejudicar o desempenho acadêmico. Este estudo analisou a relação entre sono, sonhos, estados de humor, hábitos, pandemia, por meio de dados coletados utilizando questionários, e o resultado do desempenho acadêmico em jovens durante o período de um exame nacional. Como metodologia, parte dos participantes utilizou actímetros (dispositivos semelhantes a relógios de pulso), para monitorar padrões de atividade-repouso durante o período do exame. Os relatos de sonhos foram coletados e analisados em termos de frequência, conteúdo e valência emocional. A análise dos dados incluiu procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, como análises de variância com testes post-hoc, modelos lineares generalizados (GLM). Uma análise hierárquica por clusters foi realizada para agrupar padrões de variáveis relacionadas ao sono, sonhos, estados de humor e desempenho acadêmico. Os resultados indicam uma prevalência de sonhos negativos antes do primeiro dia de exame, o que pode estar associado a teoria onírica de regulação emocional, bem como uma pior qualidade do sono e sonhos ruins no último mês como principais preditores do desempenho no exame junto ao impacto da pandemia de Covid-19 na rotina de sono. O estudo oferece insights sobre a necessidade de intervenções focadas em promover uma melhor qualidade do sono e regulação emocional em populações jovens, especialmente em contextos de alta pressão, como exames seletivos, contribuindo para o entendimento da interação entre aspectos neurobiológicos e emocionais no desempenho acadêmico