WEBSÉRIES BRASILEIRAS INDEPENDENTES: DO MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES LGBTI+ À CARACTERIZAÇÃO DA FICÇÃO SERIADA LÉSBICA
websérie; webséries LGBTI+; webséries lésbicas; ficção seriada; produção audiovisual independente.
As webséries são narrativas seriadas audiovisuais independentes que emergem a partir do contexto da cultura da convergência e são produzidas para distribuição na internet, por meio de plataformas de compartilhamento de vídeos on-line. O formato conquista espaço na produção midiática com a exploração de tramas ficcionais que atendem a um mercado de nicho, tendo o YouTube como sua principal janela de exibição. Nesse contexto, as webséries LGBTI+ brasileiras fazem emergir na tela dissidências de gênero e sexualidade, inaugurando novas visibilidades que rompem com um padrão heteronormativo e contribuem no tensionamento da lógica midiática hegemônica e, consequentemente, do imaginário social vigente. Esta pesquisa busca realizar um mapeamento dessas webséries, produzidas entre os anos de 2014 e 2024, e uma posterior discussão para responder como as webséries lésbicas, nos desdobramentos de seu fazer, apresentam as subjetividades e vivências dessas mulheres, ressignificando as narrativas audiovisuais. A coleta dos dados é orientada por um protocolo metodológico, que, por sua vez, é potencializado pelo meu exercício de perambular. Permito me manter aberta ao surgimento do novo durante toda a trajetória da pesquisa e ser atravessada pelas inquietações das leituras e pela livre navegabilidade na internet ao explorar com fluidez o processo pela busca das webséries e as discussões sobre identidades LGBTI+ nas produções televisuais brasileiras. Na presente fase, contextualizo o cenário das produções independentes no Brasil e apresento um panorama histórico sobre as webséries dividido em temporadas, com contribuições de Romero e Centellas (2008), Lopéz Mera (2010), Morales Morante e Hernández (2012), Aeraphe (2013), Zanetti (2013) e Hergesel (2016, 2018, 2021). Seguindo com a caracterização da websérie brasileira na contemporaneidade, a partir da observação de três conjuntos de variáveis: formato e narrativa, distribuição e modelo de negócio e consumo e espectatorialidade. Por fim, discorro sobre como perambulei pelos caminhos da pesquisa até a constituição das categorias de análise, encerrando este relatório com a proposição de um sumário preliminar para a continuidade da investigação.