MÍDIAS SOCIAIS E PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA:
Um estudo de caso das eleições municipais 2012
Estudos da Mídia; Práticas Sociais; Mídia e Política; Redes Sociais.
A proposta deste trabalho é investigar como ocorreram as práticas de participação política no Facebook e no Twitter entre eleitores e candidatos a prefeito, nas eleições 2012 em Natal (RN). Os objetivos são analisar as interações, buscando identificar os padrões de relacionamento e as práticas de comunicação entre esses atores – incluindo mensagens de texto, fotos, links para sites, “retweet”, “compartilhar”. Além disso, busca-se compreender as práticas de participação política dos eleitores, se enviam questionamentos e são respondidos pelos candidatos. Outra intenção é estudar que tipos de informação são disponibilizados nos murais de campanha (assuntos, qual sua estrutura e frequência de publicação). O método empregado é o da etnografia virtual, com observação e descrição densa das práticas online. Foram realizadas entrevistas com seis candidatos e será feita análise quantitativa e qualitativa dos conteúdos comunicados entre os dias 21 e 30 de setembro de 2012.