"As imagens do Brasil na mídia impressa portuguesa"
Brasil; Imagens; Jornalismo impresso; Notícia; Portugal, Diário de Notícias, Público
Pretende-se descobrir quais as imagens sobre o Brasil estão sendo propagadas pela mídia impressa portuguesa, por meio de suas produções noticiosas; abordando ainda de que forma as práticas/rotinas jornalísticas – especificamente a delimitação dos valores-notícia– são utilizadas nas redações do Público e Diário de Notícias com relação à construção da notícia e a imagem do Brasil. O foco está na análise comparativa das práticas e rotinas jornalísticas utilizadas pelos jornais Lusitanos Diário de Notícias e o Público. A análise se concentrará nas notícias publicadas de Setembro à Novembro de 2012, período de início do evento “Ano do Brasil em Portugal”; uma ação conjunta dos governos de Brasil e Portugal, com fins de estreitamento de laços entre as duas nações lusófonas. Além disso, o período de análise também antecipa a realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil. A metodologia adotada consiste na utilização da pesquisa histórica-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem mista: qualitativa- quantitativa. A estratégia metodológica adotada ainda inclui o método Funcionalista e a análise comparativa entre os jornais lusitanos.