As relações entre a mídia e o lazer: o capitalismo, os meios e a apropriação do tempo livre nas sociedades industrial e pós-industrial
Mídia, Lazer, Capitalismo.
A presente pesquisa se propõe a compreender as relações entre mídia, capitalismo e apropriação do tempo livre pelas práticas de lazer nas sociedades industrial e pós-industrial. Busca-se, assim, um aparato conceitual que dê conta da espécie de ideologia que naturaliza a relação do lazer contemporâneo com os fundamentos da mídia, e da mídia apenas com o lazer, olvidando sua inserção no mundo do trabalho e das relações em sociedade. Nossa intenção é também tangenciar a ideia de que todo modo de produção encerra um modo de reprodução de seus enunciados constituintes, a despeito de não se ver a possibilidade de se descrever um modo de produção puro, com origem determinada, apenas índices de esquemas predominantes. Metodologicamente, trata-se de uma primeira aproximação, a partir de apreensões teóricas já realizadas, constituindo-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e de caráter descritivo.As sistematizações articuladas apontam para a confirmação de que a esfera do trabalho e a esfera do lazer tendem a estar cada vez menos diferenciadas, uma vez que ambas mantêm como atividades centrais o manejo de produtos com protocolos intelectivos comuns (tecnologia da informação e da comunicação), e que nesse sentido, a mídia favorece a uma ampliação da atividade produtiva mesmo nos momentos de lazer.