Mídia e Consumo: a Identidade Folkcomunicacional na Comunidade de MPB no Orkut.
Comunicação. Orkut. Consumo. Redes Sociais. Cultura Popular.
Este trabalho propõe desvendar as vozes do discurso midiático contido na principal comunidade sobre música popular brasileira no Orkut e suas relações com o consumo, com base na teoria folkcomunicacional, cujos caminhos foram originalmente traçados por Luiz Beltrão e aprimorados por teóricos da área de comunicação como José Marques de Melo, Osvaldo Meira Trigueiro, Antônio Hohlfeldt, Roberto Benjamin, Joseph Luyten, além de outros pesquisadores da Rede Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom). Desta forma, pretende-se analisar como a música popular brasileira é apreendida no Orkut (qual o agendamento da comunidade relacionada ao tema), quem define e sobre quais critérios o que é ou não música popular (quem são os ativistas midiáticos da comunidade e de que modo eles são legitimados pelo restante do grupo), quem discute a questão da música popular (a quem interessa esta discussão) e se quem produz essa música está inserido no debate (de que modo os artistas de MPB são retratados na comunidade analisada).