Banca de QUALIFICAÇÃO: OMA ROXANA CORDEIRO DE OLIVEIRA

DISCENTE : OMA ROXANA CORDEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 21/08/2024
LOCAL: Remoto

A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CULTURA REPENTISTA NO FEMI – FESTIVAL DE MULHERES DO IMPROVISO EM CAMPINA GRANDE - PB

Gênero; Decolonial; Cantoria de Viola; Cultura Popular.

Analisamos o conteúdo das temáticas e letras das melodias apresentadas pelas repentistas no Festival de Mulheres do Improviso (FEMI) em Campina Grande transmitidos e publicados pelo canal do Youtube do apresentador Iponax Vila Nova, visando contribuir para uma compreensão da representatividade feminina na cultura do improviso; Investigar a construção e a trajetória do Festival de Mulheres do Improviso – FEMI e discutimos o papel político-cultural das repentistas, temáticas das repentistas no FEMI, ocupação do espaço e visibilidade feminina em um campo hegemonicamente masculino. Justificamos a relevância acadêmica e social da pesquisa, observando que mesmo em vista do reconhecimento do repente como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2021, as mulheres ainda são frequentemente representadas nos versos apenas como temas, e não como autoras principais de sua cantoria. A pesquisa tende a oferecer visibilidade social e incluir a mulher repentista no âmbito dos estudos acadêmicos, já que o festival voltado para mulheres no palco pode promover o reconhecimento da presença feminina nesta conjuntura, valorizando a pluralidade cultural. Metodologicamente, adotaremos a análise de conteúdo de Bardin (2016) voltada para os Estudos de Mídia e Práticas Sociais, com o objetivo de examinar as melodias apresentadas durante o festival. Dada a complexidade do tema, nosso estudo se aprofunda em bases teóricas sobre folkcomunicação, repente, gênero decolonialidade. Alguns dos autores considerados na pesquisa são: Monteiro, Lucas; Sautchuk; Carvalho; Mota; Adono; Gomes; Tabuchi, Rossi; bell hooks; Araújo; Mattos; Dussel; Quintero; Figueira; Elizalde; Minolo; Magalhães; Gomes; Quijano; Luyten; Melo; Trigueiro; Fernandes; Gadini, Woitowicz; Maciel; Lima; Mignolo; Queiroz; Zumthor; Denzin; Lincoln; Ayala; Almeida; Batista.

Presidente - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Interno - 1789369 - BRENO DA SILVA CARVALHO