INTERTEXTUALIDADE E HETEROGENEIDADE DISCURSIVA: ANÁLISE DAS CRÔNICAS PANDÊMICAS DO SAIBA MAIS EM 2020
Crônica jornalística. Covid-19. Intertextualidade. Heterogeneidade enunciativa. Interdiscursividade.
Este trabalho analisa o discurso das crônicas jornalísticas sobre a pandemia da covid-19, veiculadas pela Agência Saiba Mais, no primeiro semestre de 2020. Investigamos 11 textos a partir de aportes teóricos da Comunicação e da Análise do Discurso (AD) de linha franco-brasileira (Orlandi, 2012). São conceitos teórico-metodológicos de nossa pesquisa a intertextualidade (Kristeva, 1968, 1969, 2005, 1970; Koch, Bentes & Cavalcante, 2008), a heterogeneidade enunciativa (Authier-Revuz, 1990, 1998, 2004, 2008, 2011) e a interdiscursividade (Maingueneau, 2004, 2008, 2015, 2016, 2020; Pêcheux, 1971, 1995, 2015). No que concerne à crônica jornalística, recortamos as angulações de Melo (1992, 1994, 2012); Beltrão (1980); Sá (2005); e Rey (2017). O exame do discurso, à letra, e das brechas do dizer mostrou que os textos são matizados por colagens discursivas, movimentos sêmicos e formações ideológico-discursivas tendentes à esquerda política. O que se tem, no nível textual, são palavras prenhes de sentido, o que é reflexo da opacidade da língua, e uma representação dos estados psicológico e de coisas no espaço-tempo pandêmico no Rio Grande do Norte. A respeito da intertextualidade, foram identificados exemplares das modalidades explícita, implícita, temática, tipológica e estilística. Já no que tange à interdiscursividade, predominaram os discursos cotidiano, literário, filosófico, científico, religioso, jornalístico, político-econômico, militar, histórico e musical. Em relação à heterogeneidade enunciativa, concentramos a investigação nas metáforas, analogias, estereótipos, ironias, DD, DI, glosas metaenunciativas e estrangeirismos. Foi possível concluir que os cronistas se utilizaram da intertextualidade, da interdiscursividade e da heterogeneidade enunciativa para informar, opinar e ampliar a rede de referências junto ao leitor, com vistas ao endereçamento da mensagem e à adesão do leitorado, em um contexto de crise sanitária global.