Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja Católica: práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal – Recan (RN).
Estudos da Mídia; Práticas Sociais; Pastoral da Comunicação; Comunicação na Igreja Católica; Comunicação Comunitária; Arquidiocese de Natal
Os processos comunicacionais da Igreja Católica seguem fluxos diversos e multidirecionais, com a participação de diversos atores. Dentre esses, no Brasil, a Instituição conta com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), que atuam de forma voluntária nas paróquias e comunidades, executando ações de divulgação e integração comunitária. A atuação da Pascom é embasada em documentos eclesiais, estudos sobre a comunicação e práticas sociais desenvolvidas no ambiente comunitário, a partir de quatro eixos: espiritualidade, formação, articulação e produção (CNBB, 2023). Esta pesquisa busca explicar como se processa a participação dos agentes da Pascom, articulados em rede, na comunicação midiática da Igreja Católica, sob a perspectiva comunitária, tendo em vista o contexto comunicacional contemporâneo, as orientações eclesiais e as motivações desse agente para contribuir com esses processos. Este estudo reflete sobre conceitos ligados à comunicação comunitária e à participação em processos midiáticos desenvolvidos em rede por movimentos sociais, especificamente no seio da Igreja Católica. A pesquisa é de natureza qualitativa e se realiza por meio de estudo de caso (Yin, 2005), tratando da participação dos agentes da Pascom nos processos midiáticos coordenados pelo Setor de Comunicação Social e pela Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan). A base teórico-metodológica desta pesquisa inclui reflexões sobre comunicação comunitária (Paiva, 2003; 2007; Peruzzo, 2009; Miani, 2011), participação (Bordenave, 1994; Peruzzo, 2007; Carpentier, 2018), mídia e religião (Martino, 2016) e interfaces com o catolicismo (Puntel, 2010; Alvarenga, 2016; Sbardelotto, 2017; e Zanon, 2021). Além de revisão bibliográfica e pesquisa da pesquisa, recorre-se a técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, aplicação de questionários, entrevista e análise de produtos midiáticos. Verificou-se que os agentes da Pascom participam dos processos midiáticos da Arquidiocese de Natal nos níveis de recepção, mensagens, produção e planejamento de conteúdos. Concluiu-se que a Pastoral da Comunicação é estratégica para a integração entre as práticas de comunicação comunitária e institucional no contexto eclesial católico e as práticas pastorais da Pascom podem contribuir para a integração da Instituição com a cultura midiática. Propôs-se ainda um modelo de rede de comunicadores para a Igreja, alicerçada nas instâncias (arqui)diocesana e paroquial, que colabore com a produção e circulação midiática institucional e que conta com cinco sujeitos ou grupos de sujeitos fundamentais: o articulador da rede, a equipe de comunicação institucional, as equipes paroquiais da Pascom, o coordenador paroquial da Pascom e os demais sujeitos das respectivas instâncias.