MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CINEMA ALEMÃO:
ANÁLISES FÍLMICAS DE ASAS DO DESEJO (1987) E UNDINE (2020)
Cinema; Memória; Cidade; Identidade nacional; identidades fragmentadas.
A presente pesquisa visa analisar as narrativas fílmicas Asas do desejo (Der Himmel Über Berlim), de Wim Wenders (1987) e Undine (Undine), de Christian Petzold (2020). Os textos fílmicos mostram as representações simbólicas da sociedade alemã, abordando as tensões sociais nos espaços urbanos fílmicos, de modo a refletir as complexas relações que envolvem a sociedade e os fenômenos que a compõem nos períodos históricos de cada filme. Wenders mostra um período histórico de tensão na sociedade alemã e Petzold evoca as tradições folclóricas do imaginário alemão por meio dos mitos. Dessa forma, eles trazem conceitos complexos para a narrativa, tais como memória (HALBWACHS, 1990; NORA, 1993; RICOEUR, 2007) e identidade (POLLAK, 1992; BAUMAN, 2005; HALL, 2006). A partir disso, propomos investigar, no texto-fílmico, os elementos e mecanismos técnicos que envolvem a produção cinematográfica a fim de compreender os fatos históricos representados no espaço urbano de Berlim e as representações sobre identidade nacional e identidades fragmentadas. Adotam-se alguns procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (MINAYO, 1994; CHIZZOTTI, 2005), mediante o uso da análise fílmica com base em Penafria (2009), Vanoye e Goliot-Lété, (2016).