O FACT-CHECKING NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO: Um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual
O fact-checking (GRAVES, 2013; SEIBT, 2019, SCOFIELD, 2019, MANTZARLIS, 2017, SANTOS, 2019) vem despontando como uma importante prática jornalística emergente no cenário de desinformação (WARDLE & DERAKHSHAN, 2017) favorecido por inúmeros fatores, como a intensa midiatização na sociedade (SODRÉ, 2006; BASTOS, 2012; HJARVARD, 2014; BRAGA, 2012), a função ativa do usuário que também se coloca como um polo emissor e suas implicações (MORETZSOHN, 2017; MARTINO, 2015) e o modelo de negócios imposto pelas plataformas digitais (MOROZOV, 2018; HAN, 2018; BUCCI, 2019), além do declínio do jornalismo (CHRISTOFOLETTI, 2019; MELLO, 2020; DINIZ, 2018) . Buscamos nesta dissertação entender como a Agência Lupa busca combater a desinformação por meio da checagem de fatos. Nosso principal objetivo com o estudo de caso (GIL, 2017; YIN, 2005) é verificar como a Agência Lupa atua no combate à desinformação a partir da análise da prática de fact-checking e da produção de diferentes projetos e formatos realizados no ano de 2020 a fim de tecer reflexões gerais sobre os potenciais e os limites da própria prática da checagem de fatos em busca do fortalecimento da verdade factual (BUCCI, 2019; ARENDT, 2016; SANTAELLA, 2019).