PERCURSOS COMUNICACIONAIS:
UMA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA PARA PENSAR A MOBILIDADE MIDIÁTICA
PELA PERSPECTIVA DO SUJEITO
Comunicação Midiática; Circulação Midiática; Percursos Comunicacionais.
Percursos. Esta tese defende a ideia de que investigá-los se configura como uma proposta contributiva para o campo da Comunicação, especialmente para a área de estudos cuja abordagem dialoga com a dimensão midiática. A proposta de pesquisa se delineia a partir da seguinte questão-problema: como abordar a mobilidade comunicacional empreendida pelos sujeitos por diferentes ambiências interacionais, tomando por base a circulação narrativa que se desenvolve através da comunicação midiática? Uma possível resposta para o problema consiste no desenvolvimento de uma estratégia investigativa para pensar a mobilidade midiática pela perspectiva do sujeito. Sendo assim, esta tese mobiliza empiricamente Raul Lampião do Crato, personagem interpretado por Antônio Carlos Ricardo da Silva. Uma figura híbrida que mescla aspectos físicos do cantor Raul Seixas com acessórios em couro numa referência ao cangaceiro Lampião. Este comunicador popular exerce profissionalmente a atividade profissional de propaganda volante na cidade do Crato, Ceará, de modo que a pesquisa se debruça sobre a circulação narrativa da ambiência interacional da rua para a ambiência interacional da mídia empreendida pelo sujeito investigado ao longo da última década. Diante dessa realidade, busca-se descrever os circuitos comunicacionais pelos quais o sujeito transita, reconhecer a comunicação narrativa predominante nesses sistemas de relações, além de identificar as funções narrativas que o sujeito ocupa nos dispositivos interacionais acionados durante a investigação. Recorre-se teoricamente a abordagem da Comunicação pela vertente latino-americana (MARTÍN-BARBERO, 2018) articulada à heurística das matrizes interacionais pela perspectiva comunicacional (BRAGA, 2017), configurando uma intersecção conceitual que permite pensar a narrativa como uma mediação comunicativa que perpassa os dispositivos interacionais que compõem os circuitos de comunicação. Metodologicamente, aciona-se o sujeito como operador analítico (RICOEUR, 2014; FRANÇA, 2006) e a comunicação narrativa (MOTTA, 2013) enquanto estratégia de mobilidade midiática que perpassa os múltiplos processos de coconstrução de sentidos para descrever e analisar a circulação do sujeito pelas ambiências interacionais da rua, das mídias tradicionais e das mídias digitais. Os Percursos Comunicacionais se configuram, portanto, como uma estratégia investigativa para abordar a mobilidade narrativa contemporânea considerando a comunicação midiática como seu principal mecanismo de exequibilidade.