DE GATAS A DEMÔNIAS: A PRESENÇA DE BANDAS DE MULHERES NA CENA MUSICAL DE ROCK INDEPENDENTE NATALENSE
cenas musicais; Natal; gênero, feminismo; rock independente
Esta pesquisa investiga a participação de bandas formadas exclusivamente por mulheres na cena musical de rock independente de Natal/RN em três diferentes épocas midiáticas. Utilizando o conceito de cenas musicais cunhado por Will Straw (1991), assim como as interpretações de pesquisadores brasileiros como Jeder Janotti (2013), Simone Pereira de Sá (2011; 2013) e Luciana Xavier de Oliveira (2018), constrói-se aqui um panorama que atravessa a história e identidade natalense para alcançar a cena musical de rock independente atuante na cidade desde a década de 1960 (PINHEIRO e PINHEIRO, 2012; PINHEIRO e PINHEIRO, 2009). Através de uma análise dos conceitos de gênero e feminismo (BUTLER, 2018; RUBIN, 2017; BEAUVOIR, 1967), o objeto do trabalho final busca retratar as atividades de três bandas: As Gatas, em 1966; Darma, em 2005; e a demonia em 2017. Ao discorrer sobre as atividades e os usos que cada uma delas fez das mídias disponíveis em cada momento histórico, procura-se evidenciar as produções femininas da cena musical de rock independente natalense.