O USO DE CONTEÚDOS TRANSMÍDIAS NA TV: UMA ANÁLISE DE TELEJORNAIS DA GLOBO E DA INTER TV CABUGI
NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Estudos da Mídia. Práticas Sociais. Telejornalismo. Redes Sociais Digitais. Transmídia.
pesquisa pretendeu analisar como os telejornais de maior audiência da TV Globo, apontada como a terceira maior emissora comercial do mundo e a maior da América Latina, e da Inter TV Cabugi, a TV de maior audiência do Rio Grande do Norte, têm se apropriado da narrativa transmídia para ampliar o seu conteúdo informacional da tela da TV para as redes sociais, especificamente, o Facebook e o Instagram. Considerou-se que a TV e a internet são os meios de comunicação mais utilizados pela população brasileira. Nesse sentido, esta dissertação se justifica uma vez que o atual cenário midiático de convergência coloca uma série de desafios para mídia dita tradicional. Um deles é buscar formas de conviver e concorrer com as redes sociais digitais. Para o estudo estão em análise as edições e as postagens do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia RN e RNTV 2ª edição, no período de 26 de fevereiro a 03 de março de 2018. Nesta pesquisa, a fundamentação teórica baseia-se em autores, tais como Bourdieu (1997) que, há 20 anos, nomeou de omnibus, o conteúdo dos telejornais que interessam a todo mundo, mas que não tocam em nada de importante; Jenkins (2003; 2009), primeiro autor a elencar os princípios fundamentais que cercam a narrativa transmídia; Fechine (2013), que caracterizou as estratégias e os tipos de conteúdo transmídia na teledramaturgia brasileira; Moloney (2011; 2015), autor que apresenta a transmidiação no campo do jornalismo; e Gambarato (2013), que propõe o modelo analítico de projeto transmídia. Quanto à metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo e, em relação ao método de procedimento, foram empregados os princípios da narrativa transmídia, elencados por Gambarato (2013; 2016), às edições e às postagens dos referidos telejornais. De maneira geral, os telejornais estudados não utilizam as redes sociais para engajar o público, bem como não fazem uso da estratégia transmídia, uma vez que utilizam as redes sociais como espaço para reprodução de conteúdo já divulgado na TV, o que configura a estratégia crossmídia.