O conceito de autoria como valor acadêmico: intercâmbio acrítico entre representação artística e marca de produto cinematográfico na história cultural do cinema
Autoria. Marca. Star system. Circuito internacional de festivais. Estudos acadêmicos de cinema.
Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Assume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, circuito de festivais internacionais, mercado de produtos cinematográficos e estudos de cinema no meio acadêmico. O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como forma de representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado da comunicação comercial. Propõe-se, nessa formulação, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados à sociologia da cultura (BECKER, 1982; BAUMANN, 2007; ANDREWS, 2014) e ao pensamento cinematográfico (BORDWELL, 2005; STAIGER, 2003; BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; DE VALCK, 2007; ELSAESSER, 2010; GRAY, 2010; MORIN, 1989).