#LIFESTYLE: A Imagem do Corpo Fitness Feminino como Produto de Consumo no Instagram
Imagem; Corpo; Fitness; Estilo de Vida; Instagram
Vivemos na sociedade do espetáculo em que o corpo torna-se um produto de exposição e realização diante do consumo. Desta forma, a mídia e as tecnologias de comunicação estão progressivamente padronizando, rotulando o ideal de corpo, sugerindo um corpo perfeito, sarado, sem gordurinhas ou excessos. Estimulando o consumo de bens e serviços. O culto ao corpo vem se tornando referência para as relações sociais. Indivíduos tendem a comunicar-se e a criarem vínculos através do mesmo objetivo: o de conquistar um corpo perfeito e que seja aceito pela sociedade em que vivem. Esse processo torna-se cíclico, segue uma tendência, em que a busca pelo corpo perfeito faz com que seja adotado uma mudança de vida, que é compartilhada com seguidores adeptos do mesmo estilo, e que recompartilham esse, tornando-se assim produtos do meio. Abordaremos o corpo como produto midiático na sociedade do hiperconsumo, o narcisismo e a estética da existência vivenciada na sociedade contemporânea. Consideramos como referência a estética do corpo como “capitalismo artista”, conceito do filósofo Gilles Lipovetsky (2015). Diante do contexto apresentado, o ponto central desta pesquisa é a análise da imagem do corpo fitness como estilo de vida e produto de consumo nos perfis femininos no Instagram.