A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA MEDIAÇÃO DO LAZER A PARTIR DAS IMAGENS NO INSTAGRAM: o entre-ver meios
Estudos da Mídia. Mediação. Lazer Midiatizado. Instagram
A presente pesquisa se propõe a compreender a produção de sentido na mediação, apropriação e visibilidade do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a representação do lazer diante das visualidades desta prática na rede pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags que são utilizadas pelos usuários para categorizar esse conteúdo, compreendendo também o discurso inserido no contexto das imagens que destacam a percepção do fenômeno. Busca-se, assim, identificar a apropriação de novos sentidos e significados ao lazer contemporâneo mediado nas imagens pela hashtag lazer (#lazer) e o conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes nas mídias digitais. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re)produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se de uma primeira aproximação, a partir da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa descritiva seguido de uma abordagem de análise de redes e relacional discursiva. O estudo apontou a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. As sistematizações articuladas apontam para a importância das percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos e, nesse sentido, alimentam e retroalimentam conteúdos voltados ao lazer, ressignificam as práticas sociais no entre-ver meios de lazeres perceptíveis e visualizados na rede.