A RELAÇÃO ENTRE EDIÇÃO E EMOÇÃO:
UM ESTUDO DE CASO DO FILME PSICOSE
PALAVRAS-CHAVE: Edição cinematográfica; Cinema; Emoções fílmicas; Produção de Sentido; Psicose (filme).
A edição é uma das principais etapas na construção do sentido de um filme. É nesse processo que as imagens e os sons previamente gravados são orquestrados de modo definitivo para que o espectador compreenda e sinta a narrativa. Para alguns teóricos e cineastas, existe uma forte relação entre essa técnica e as emoções do público. O objetivo desse trabalho é, portanto, investigar como se dá tal relação. Para tanto, começamos com uma discussão do que é edição e quais são as suas origens no cinema, buscando observar de que maneira as emoções aparecem na obra de alguns cineastas que contribuíram para o aprimoramento dessa técnica. Em seguida, abordaremos a sua relação com as emoções à luz da Teoria Cognitivista do cinema, que tem agregado os estados afetivos em sua agenda de pesquisa. Por fim, analisaremos o filme Psicose (Psycho, 1960), do diretor Alfred Hitchcock, para compreender empiricamente o fenômeno estudado.