A MULHER NORDESTINA NO CINEMA: UMA ANÁLISE DE A ÁRVORE DE MARCAÇÃO, DE JUSSARA QUEIROZ
Jussara Queiroz; Protagonismo feminino; Nordeste; Mulher e Cinema
O filme a Árvore de Marcação, produzido entre os anos de 1987 a 1993 e dirigido por Jussara Queiroz, aborda um conflito em defesa do acesso à água em uma cidade do Nordeste brasileiro. A reivindicação é liderada pela Irmã Adriana e um grupo de crianças representado pela menina Jocélia. Existem pontos de intersecção entre a diretora e as personagens principais: ambas são mulheres e nordestinas que encaram na militância política a possibilidade de atuação e transformação de vida pessoal e do lugar onde vivem. Nisto, pretendemos trazer o debate da participação feminina no cinema, frente e atrás das câmeras considerando os elementos que propiciam o encontro entre autora e obra, percorremos na análise a contextualização espaço-temporal, abordando as relações entre comunicação e cultura com Hall (2003). Inicialmente, os elementos teóricos emanam de uma breve discussão sobre o Nordeste em Albuquerque Jr. (1999) como local de representação simbólica, um tipo de categoria discursiva no cinema brasileiro, atrelada muitas vezes, à valorização de personagens e qualidades atribuídas ao sexo masculino. Quanto ao debate de gênero, abordaremos as contribuições dos estudos sobre mulher e cinema em Mulvey (1983), Kaplan (1995) e Kuhn (1991).