PERSPECTIVA DO MERCADO DE TRABALHO E DO TRABALHO IMATERIAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A (AUTO) REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO NO LINKEDIN.
Representação de si – Identidade. Rede social digital –
Linkedin. Mercado de trabalho – Profissional da Informação.
A (auto) representação identitária do Profissional de Informação transforma-se
diante da abrangência e sofisticação dos meios de informação e comunicação na
sociedade contemporânea. Assim, emergem novas interações em ambientes virtuais e
novas práticas culturais para acomodar o perfil do profissional que utiliza a rede
social digital como um canal de comunicação. Neste estudo problematiza-se a
inscrição do profissional na ambiência da rede social digital Linkedin quanto à
representação de si em termos de competência e atualidade para que seja localizado e
acionado no mercado de trabalho cognitivo e imaterial. Objetiva-se, de modo geral,
investigar as práticas da representação de si feitas pelos Profissionais da informação
que disponibilizam currículo por meio do Linkedin. Especificamente, verifica-se
como as práticas do Profissional da Informação impactam na construção do currículo
e identidade profissional; identifica-se como esses profissionais evidenciam
competências nesta ambiência; e, por fim, analisa-se como se configura o seu ethos.
Concluímos com vislumbres de novas possíveis práticas mercadológicas para o
profissional e a profissão.