O ESPAÇO DA REPORTAGEM NA PROGRAMAÇÃO DAS RÁDIOS COMERCIAIS DE NATAL-RN
Estudos da Mídia; Jornalismo; Rádio; Radiojornalismo; Radiorreportagem; Reportagem radiofônica.
No gênero jornalístico, o formato radiofônico da reportagem permite a investigação mais completa de um fato. A escuta diária revela que, no contexto das rádios comerciais de Natal-RN, o formato reportagem é pouco ou não utilizado. A percepção empírica estimulou a investigação acerca dos motivos que levam à eventual desvalorização da reportagem radiofônica, a partir de três rádios comerciais da capital do Rio Grande do Norte. Levanta-se a hipótese de que a crise pela qual atravessam grandes empresas jornalísticas justifique a falta de investimento na elaboração da reportagem radiofônica, uma vez que esta exige contratação de mão de obra e uso de equipamentos e veículos. Para tanto, utiliza-se de pesquisa bibliográfica na busca de construir um modelo teórico de referência sobre o formato reportagem radiofônica, seguido de escuta de conteúdo veiculado nos radiojornais analisados e entrevistas em profundidade com profissionais que produzem os referidos programas.