Interação no rádio: a participação do ouvinte no programa Debates do Povo
Comunicação; Rádio; Interação; Participação do ouvinte
O rádio não é considerado apenas como transmissor de informação, mas uma mídia capaz de estabelecer formas que geram determinado sentido. Percebemos uma inclusão do ouvinte na construção dos programas, seja expondo suas histórias de vida, comentando fatos, tirando dúvidas, escolhendo temas e participando de alguma forma da programação radiofônica. Essa inserção do ouvinte nos programas de rádio geralmente é pensada como um elemento constituinte da mensagem. Este trabalho tem como objetivo, analisar a participação do ouvinte e as formas de interação no programa “Debates do Povo” que há trinta e dois anos está na programação da CBN Fortaleza. A investigação foi realizada através da observação no estúdio, entrevista, transcrição, análise de conteúdo e análise associativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa ao mesmo tempo. Identificamos que os ouvintes do programa não tiveram aceitação de ferramentas interativas como a Internet e as redes sociais para realizar suas participações. No recorte analisado, notamos que a participação do ouvinte foi selecionada de acordo com sua relação e proximidade com o tema debatido. Detectamos ainda que a opinião é superior às perguntas do ouvinte sobre o tema. O apresentador tem a função de inserir as questões do ouvinte no programa. Entre os comentários do público estão perguntas e opiniões a respeito do tema e da fala dos debatedores. Entre os autores, utilizamos Barbosa (2009), Ferraretto (2007), Lopez (2010), Ortriwano (2001), Peruzzo (2004), Prata (2009), Primo (2006), Thompson (2009), entre outros.