PERSPECTIVAS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO JORNALISTA ASSESSOR DE IMPRENSA: O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de imprensa de Natal-RN
Práticas sociais. Jornalismo. Assessoria de imprensa. Ethos jornalístico. Identidade jornalística.
O mercado jornalístico brasileiro vem passando por severas mudanças nos últimos anos, culminando em uma precarização da profissão de jornalista. Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada função que exerce. Neste ínterim, uma das funções que passou por mais modificações nos últimos anos foi a de assessor de imprensa. É comum, ao jornalista brasileiro, exercer funções relacionadas à comunicação organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vínculos empregatícios na mídia e fora dela, o que gera uma situação profissional complexa. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa é investigar como se dá a prática profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redações jornalísticas e assessorias de imprensa em Natal-RN. Para tanto, desenvolvemos um arcabouço teórico acerca do ethos e da identidade; e uma base metodológica pautada na etnometodologia, na entrevista em profundidade e na pesquisa quantitativa. Os dados obtidos tornam possível inferir que a atuação dos profissionais diplomados torna-se dificultosa principalmente com relação à remuneração e esta situação faz com que os profissionais busquem as assessorias de imprensa com vistas à complementação de suas rendas.