MÍDIAS SOCIAIS E PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA:
Um estudo de caso das eleições municipais 2012, em Natal
Estudos da mídia. Práticas sociais. Mídia e política. Redes sociais.
O trabalho investiga como ocorrem as práticas de comunicação e participação política nas mídias sociais Facebook e Twitter entre eleitores e candidatos a prefeito nas eleições 2012 em Natal (RN). Os objetivos são analisar as interações, buscando identificar os padrões de relacionamento no envio de questionamentos e nas respostas entre esses atores, e verificar que tipos de informação são publicados pelas campanhas (assuntos, qual sua estrutura e frequência). O método empregado é o da etnografia virtual, com observação e descrição das práticas online. A análise qualitativa se baseou nos conteúdos comunicados entre 21 e 30 de setembro de 2012. Foram ainda realizadas entrevistas com os candidatos visando conhecer suas opiniões sobre o uso das mídias sociais na política. Os resultados mostram que as campanhas adotaram ferramentas de propagação de conteúdo e de interação, contudo não atenderam de forma integral às demandas dos eleitores. A maioria dos comentários nos perfis foram favoráveis. O potencial para conversas entre eles foi pouco aproveitado.