O processo de produção de um documentário: a busca pela linguagem dialógica
audiovisual; linguagem dialógica; documentário; produção de sentido
O filme documentário caracteriza-se como um gênero não-ficcional que a última década tem atraído a atenção de realizadores e pesquisadores da área do cinema e do audiovisual. No Brasil as políticas para o audiovisual tem privilegiado o documentário com a abertura de editais de fomento e difusão. Há uma safra de novos documentaristas que estão envolvidos na criação e produção de documentários cujos processos levam em conta a s relações estabelecidas entre quem documenta e quem tem sua vida documentada. Buscamos neste trabalho, analisar os aspectos envolvidos na relação documentarista/documentado. Procuramos Identificar a utilização dos elementos constitutivos da linguagem audiovisual como forma de compreender a produção de sentido no documentário e sua construção numa perspectiva dialógica. Para construir nossa reflexão elencamos três realizadores e suas respectivas obras (uma de cada autor) a fim de conhecer suas experiências e estratégias de ação durante o processo de produção de um documentário. Nossa reflexão tem como subsídio as teorias sobre documentário (LABAKI, 2005; LINS, 2008, NICHOLS, 2005; PENAFRIA ,2009 ), cultura (HALL, 2003), dialogismo (BUBER, 2001; BAKHTIN, 1992; FREIRE, 1987), comunicação e mediação (MARTÍN-BARBERO, 1997; SODRÉ, 2006), leitura de documentário (ODIM, 1984). Também faremos uma descrição dos elementos constitutivos da linguagem audiovisual procurando caracterizar e particularizar cada um desses elementos para melhor compreender o dialogismo e a produção de sentido no documentário.