Banca de DEFESA: ADRIANO FLORENCIO DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO FLORENCIO DE LIMA SILVA
DATA : 24/09/2024
LOCAL: Remoto

DA POLÊMICA À ESPETACULARIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM ESTILO DO TELEJORNALISMO POLICIAL NA REGIÃO NORDESTE

Estilo televisivo; televisão; espetacularização; telejornalismo policial; telejornalismo.

Esta pesquisa tem como objetivo propor uma recategorização do estilo televisivo (Butler, 2010), com foco no telejornalismo policial. Buscamos analisar a existência de um estilo televisivo nesse tipo de programa, que geralmente é caracterizado pelo uso constante da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização (Debord, 1995). Além disso, foram estudadas a postura e a desenvoltura dos apresentadores, investigando como constroem suas personas (Jung, 1990; Goffman, 1985) e moldam a condução do programa de acordo com um estilo subjetivo. Nosso objeto de pesquisa consiste na análise dos principais telejornais de cada estado nordestino, sendo telejornais policiais locais transmitidos nas capitais nordestinas e para as respectivas regiões metropolitanas. Os programas analisados foram: Alagoas (Fique Alerta / TV Pajuçara e Plantão Alagoas / TV Ponta Verde), Bahia (Balanço Geral - BA / TV Itapoan), Ceará (Balanço Geral - CE / TV Metropolitana e Cidade 190 / TV Cidade), Maranhão (Balanço Geral - MA / TV Cidade e Hora D / TV Difusora), Paraíba (Cidade em Ação / TV Arapuan e Correio Verdade / TV Correio), Pernambuco (Por Aqui / TV Jornal, Bora Pernambuco / TV Tribuna e Balanço Geral - PE / TV Clube), Piauí (Balanço Geral - PI / TV Antena 10 e Bora Piauí / TV Bandeirantes Piauí), Rio Grande do Norte (Balanço Geral - RN / TV Tropical e Patrulha da Cidade / TV Ponta Negra), Sergipe (Balanço Geral - SE e Tolerância Zero / TV Atalaia). Portanto, esta pesquisa foi realizada em programas de telejornalismo produzidos e transmitidos na região Nordeste, com influência principalmente no âmbito local. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como a espetacularização, a polêmica e o sensacionalismo permeiam o ambiente do telejornalismo policial, originando um estilo televisivo específico? A televisão se destaca como um meio de conexão, mantendo as pessoas informadas, entretidas e ocupadas. Foram utilizadas a análise do discurso (Charaudeau, 2013; 2016; Maingueneau, 1997; 1998; 2008) e a análise dos modos de endereçamento (Gomes, 2007; 2011). Desde antes da popularização das mídias sociais, a televisão buscava engajar o espectador em sua programação, adaptando-se para atender diferentes demandas midiáticas. Durante muito tempo, uma concepção sobre os gêneros e formatos televisivos foi construída e consolidada (Souza, 2004; Fechine, 2001). No campo da comunicação, advogamos que, à medida que as tecnologias avançam e surgem novas ferramentas comunicativas, a sociedade discute o fim das tecnologias utilizadas anteriormente. Contudo, mesmo com essas mudanças, a televisão continua desempenhando um papel significativo, oferecendo ao público experiências e possibilidades de interação midiática. Concluiu-se que, diante das várias possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias e da multiplicação de plataformas de comunicação para a produção e transmissão de programas policiais, esses programas desenvolvem uma maneira específica de comunicar. O argumento central da tese defende que esse "estilo" é constituído pelo uso da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização, atendendo às demandas informativas geradas pelas dinâmicas sociais.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Interno - 1961635 - DANIEL DANTAS LEMOS