Gênero, Evasão e Desempenho na UFRN: Evidências sobre as diferenças de gênero e o efeito do role model docente
Evasão; Ensino Superior; Análise de Sobrevivência, Role Models.
O trabalho é composto por dois ensaios, o primeiro investiga como gênero e tipo de curso influenciam o risco de evasão no ensino superior, considerando estudantes da UFRN que ingressaram entre 2015 e 2019. Os cursos foram classificados de acordo com a predominância feminina ou masculina, com base na proporção de ingressantes por sexo. Foi utilizada a análise de sobrevivência para estimar as probabilidades de permanência nos cursos. Os resultados mostram que mulheres apresentam maior probabilidade de concluir ou permanecer nos cursos, independentemente da predominância de gênero da área. Essa vantagem é mais pronunciada em cursos masculinos. O segundo tem por objetivo, investigar de que forma a correspondência de gênero entre professor e aluno afeta o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação da UFRN, nas disciplinas do primeiro semestre, entre os anos de 2015 e 2019. Parte-se da hipótese de que a correspondência de gênero entre docente e discente impacta positivamente o desempenho dos alunos na graduação, principalmente em áreas em que esses se encontram sub-representados.