Comportamento de compras por impulso em meios de hospedagem: um estudo em sites de compras coletivas.
Compras por impulso. Turismo. Comércio eletrônico. Compras coletivas.
A compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere a um modelo de antecedentes e consequências, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar como ocorre a compra por impulso de cupons de meios de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa é caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. Para tanto, será utilizado o modelo de antecedentes e consequências da compra impulsiva na internet proposto por Costa (2002), através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. Para a análise das variáveis decorrentes dos construtos desse modelo, serão utilizadas técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Exploratória, Alfa de Cronbach, Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem de Equações Estruturais.