MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING TURÍSTICO: um estudo do seu uso pelas cidades-sedes da Copa 2014
Marketing Turístico. Mídias Sociais. Copa 2014.
As mídias sociais se destacaram não só pela sua função social, como também mostrando sua influência direta sobre o mercado e o consumidor, atuando como ferramenta estratégica dentro do marketing, uma vez que a forma como o conteúdo produzido nesta se propaga, atinge milhões de consumidores de forma mais eficaz que as tradicionais, a partir de menos custos, ou seja, gera audiência global, mesmo com recursos limitados. No turismo, muitas empresas e organizações já despertaram para o uso da ferramenta, por perceberem o quanto seu público se faz presente, interagindo, comentando, buscando informações a respeito, expondo fotos espontaneamente, induzindo outros a visitarem o lugar, ou usarem dos serviços de tal empresa. Assim, esta pesquisa explora o uso das mídias sociais entre as 12 cidades-sedes da Copa 2014. Visando identificar como estas têm se valido da ferramenta, no momento em que se preparam para receber não só o megaevento da Copa 2014, como também turistas de todo o mundo que já começam a gerar demanda para essas localidades. A fundamentação teórica traz conceitos e discussões a respeito do marketing turístico, marketing digital, mídias sociais, comportamento do consumidor/turista, baseados em autores, tais como Bigné (2000), Chung (2008), Torres (2010), Buhalis (2012), entre outros. A metodologia utiliza da análise de conteúdo e entrevistas semi-estruturadas para examinar o uso, o impacto e as estratégias do marketing turístico realizado através das mídias sociais, proposta por Buhalis. Além disso, dados secundários levantados por empresas como o Ibope Nielsen, Deloite, Experian Hitwise também foram de grande contribuição para compreender o cenário no primeiro momento que antecede, de fato, a pesquisa. Por fim, considera-se que este estudo identificará as melhores práticas de uso das mídias sociais em prol do marketing turístico.