PERFIS ESTRATÉGICOS E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE RESTAURAÇÃO (NATAL- RN)
Perfis estratégicos. Qualidade. Restaurantes. Percepção.
Este trabalho consiste no estudo da gestão estratégica dos estabelecimentos de restauração na rota turística da cidade de Natal, através do estudo do perfil estratégico do gestor e o nível de satisfação da qualidade dos serviços oferecidos. Identifica o perfil estratégico prevalente no setor estudado, mede o nível de satisfação do cliente com os serviços prestados e associa os dois constructos para distinguir os serviços prestados por perfil estratégico. Utiliza população de 33 restaurantes, construída por conveniência, a partir de uma lista composta com os estabelecimentos associados na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, revista Veja Natal comer e beber 2011/2012 e informações de nativos. Apresenta metodologia estatística empregada de natureza descritiva quantitativa complementada pela análise bivariada dos dados. O quantitativo populacional demonstra características da não normalidade verificada através do teste de Shapiro-Wilks. Utiliza os testes de Kruskal-Wallis para a realização da associação das variáveis e do teste de Mann-Whitney para a realização do pós-teste. Mostra que o perfil estratégico prevalente no setor da restauração em Natal é o analisador ,embora tenham sido detectadas as demais tipologias. Constata que o nível de satisfação com a qualidade dos serviços prestados é elevado obtendo pontuação aproximada de 5 pontos em uma escala Likert de 6 pontos. Demonstra que o cliente consegue distinguir a qualidade dos serviços entre os perfis estratégicos distintos. Identifica distinção entre os serviços prestados pelo perfil prospector em relação aos demais perfis, indicando a dimensão aspectos tangíveis como a que apresenta diferença perceptível. Atesta que variáveis presentes no ambiente do restaurante interferem na construção do perfil estratégico e refletem na prestação do serviço prestado. Conclui que a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de restauração é influenciada pelo do tipo do perfil estratégico do estabelecimento e que o estudo desta relação oferta aos estabelecimentos oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento da qualidade dos seus serviços.