Banca de DEFESA: AYSLANE COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AYSLANE COSTA DA SILVA
DATA : 07/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido: NEPSA II e pelo link meet.google.com/ubi-hzqy-xja
TÍTULO:

FATORES DE PERSONALIDADE E PROCESSAMENTO DE INFORMACAO NA INTENCAO DE COMPRA DE PRODUTOS/SERVICOS TURISTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

BIG FIVE PERSONALITY TRAITS; MODELO HEURÍSTICO-SISTEMÁTICO; Teoria da Ação Racional; Redes Sociais.

 


PÁGINAS: 155
RESUMO:

A personalização é um processo de criação e ajuste de serviços e experiências do cliente relacionadas às necessidades, preferências, gostos ou restrições individuais do cliente no contexto de mudanças dinâmicas no ambiente do cliente. As mudanças ocorridas na tecnologia também afetam as expectativas dos turistas em relação aos serviços de informação e ao processo de intenção de compra. Assim, esta pesquisa constitui um estudo exploratório onde se propõe um modelo que visa investigar como fatores de personalidade de turistas (Big Five Personality Traits) moderam o processamento de informação do turista na intenção comportamental para a aquisição de produtos/serviços turísticos em Redes Sociais Online (RSO). Para investigar tal realidade, o presente trabalho analisa através da combinação da TAR (Teoria da Ação Racional), MHS (Modelo Heurístico-Sistemático) e o Big Five Personality Trais, no processamento de informação pelo turista em redes sociais online através de duas rotas (heurística e sistemática), propostas como dimensão heurística, a confiabilidade do conteúdo gerado pelo usuário (CGU), e a dimensão sistemática, a qualidade do argumento no CGU, influenciando a credibilidade, e verificando consequentemente a relação direta entre credibilidade da informação, e o big five afetando a atitude e a intenção comportamental do turista na compras de produtos/serviços turísticos. A pesquisa é de caráter descritivo-exploratório, baseada no método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa. Aceitam-se os paradigmas positivista e pragmático, pois permitem a aplicação do desenho de métodos quantitativos para atender aos objetivos explicativos e confirmatórios do estudo e sustentam a ideia de individualidade e dependência do contexto das necessidades turísticas, dentro do recorte de compra de produtos/serviços em RSO. Como técnica de análise dos dados, utiliza-se a análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais (MEE), para testar relacionamentos entre construtos baseados em seus indicadores atribuídos, com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPPS) AMOS para tratamento e análise dos dados coletados. Os principais resultados encontrados mostram que as componentes utilitárias (extroversão, amabilidade) e experenciais (neuroticismo) atuam como preditores de personalidade, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade da informação e através da atitude afetam positivamente a intenção de compra de produtos/serviços turísticos em RSO, cuja variância é explicada em 53%. A contribuição da tese traz a interpretação do papel do consumidor no ambiente de mercado contemporâneo de serviços personalizados inteligentes e baseados em dados, onde as percepções do turista sobre o desempenho da informação personalizado são formadas dinamicamente ao longo do processo de interação do cliente com o processo e sua participação ativa no serviço. A gestão não intrusiva em tempo real destas interações, bem como a ideia de que o processamento de informações baseados na co-ocorrência das rotas e a gestão das dimensões do big five nas componentes utilitárias (neuroticismo) e experienciais (extroversão, amabilidade), juntos, derivam uma percepção geral do turista sobre o desempenho do conteúdo personalizado, como instrumento eficaz de gestão da intenção e personalização de informação no turismo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
Externo à Instituição - JACKSON DE SOUZA
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 08:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao