Banca de DEFESA: BRUNA GALINDO MOURY FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA GALINDO MOURY FERNANDES
DATA : 07/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mnr-pstp-xna
TÍTULO:

Turismo e cultura na perspectiva decolonial: patrimonializacao e uso turistico do frevo em Recife e Olinda (Pernambuco-Brasil).


PALAVRAS-CHAVES:

Turistificação. Patrimonialização. Ativação patrimonial. Frevo. Patrimônio-territorial. Decolonialidade. Estudos críticos.

 


PÁGINAS: 205
RESUMO:

Na relação turismo e cultura há um embate dialético nas formas de produção cultural e nas configurações da oferta e consumo dos produtos turísticos que interferem e afetam significativamente as pessoas e os territórios envolvidos. Ao investigar a patrimonialização são identificados discursos e práticas que apontam distinções e tensões relacionadas às culturas, naturezas, tempos históricos e territórios. Os processos de patrimonialização e turistificação se relacionam, assemelham e incidem de forma intensa nas dinâmicas socioculturais e na produção do espaço. Esta tese buscou identificar, mapear e caracterizar a materialização e territorialização do frevo e do seu uso turístico em Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil), investigar sua patrimonialização - a partir da proposta teórico-metodológica da ativação popular do patrimônio- territorial – para, por fim, refletir sobre “outros turismos possíveis”. Desde a perspectiva decolonial efetuou-se a revisão bibliográfica e o cruzamento teórico dos estudos críticos do turismo e do patrimônio. Através de pesquisa documental foram investigados os dossiês de candidatura do frevo à Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro e mundial e os pareceres de revalidação dos títulos, além de documentos, leis, planos, projetos e iniciativas voltadas à cultura, ao turismo e ao frevo. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante e não-participante para compreender as singularidades e particularidades das comunidades do frevo. A análise de conteúdo permitiu identificar e caracterizar concepções, discursos e narrativas presentes e recorrentes nos documentos, depoimentos e observações coletadas. Este conjunto de procedimentos possibilitou a análise das Variáveis de Conexão Territorial Afetiva (VCTA) e a elaboração do Mapa do Frevo. Foi intrigante verificar que apesar do frevo representar e identificar o destino turístico Recife/Olinda, parece não ser atingido efetivamente pelos benefícios (inclusive econômicos) provenientes dos serviços e produtos que apoiam o turismo. As análises críticas e decoloniais realizadas identificaram os enfrentamentos e utopismos dos fazedores e fazedoras do frevo para resistir aos padrões de poder (moderno, eurocêntrico e colonial) que se articulam às lógicas hegemônicas do capitalismo e do mercado mundial e afetam a existência social e as relações materiais e subjetivas especialmente na América Latina. Estima-se que esta tese contribua para reflexões incomuns no campo teórico do turismo pois, para além de um estudo de caso de aspectos únicos, as considerações e análises podem ser pertinentes para pensar sobre ‘outros turismos possíveis’ em contextos e realidades distintas nas quais os bens culturais estão submetidos aos processos de patrimonialização e turistificação globais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2578221 - MOZART FAZITO REZENDE FILHO
Externa à Instituição - ILIA ALVARADO SIZZO - UNAM
Externo à Instituição - EVERALDO BATISTA DA COSTA - UnB
Externo à Instituição - HUGO MENEZES NETO - UFPE
Externo à Instituição - SILVIO JOSÉ DE LIMA FIGUEIREDO - UFPA
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao