Banca de DEFESA: THÁSIA MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THÁSIA MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO
DATA : 27/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/khy-errc-bcz
TÍTULO:

Relacoes entre inovacao, tecnologias da informacao e comunicacao, responsabilidade Socioambiental e percepcao de desempenho empresarial na hotelaria.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação, Responsabilidade Socioambiental, Desempenho Empresarial, Hotelaria.

 


PÁGINAS: 177
RESUMO:

A globalização, os avanços tecnológicos, a segmentação dos mercados, a responsabilidade socioambiental, as fusões e as parcerias transformaram a forma como as empresas gerenciam suas atividades, desde o atendimento ao cliente até as estratégias mais avançadas de gestão, o que pode resultar em vantagens competitivas e, consequentemente, na melhoria do desempenho organizacional. No entanto, o novo ambiente empresarial tem apresentado desafios na avaliação de desempenho, levando a medições que consideram aspectos qualitativos ao longo do processo e em consonância com a definição de estratégias. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar, na perspectiva da Teoria do Balanced Scorecard (BSC), as relações existentes entre as variáveis capazes de influenciar na percepção de desempenho empresarial do setor hoteleiro, a partir das estratégias de inovação, das TICs e das práticas de RSA. A coleta de dados envolveu dois questionários distintos, um aberto e outro fechado. A fase qualitativa e exploratória contou com a participação de 5 gestores de hotéis. Já na etapa quantitativa, o estudo envolveu 311 gestores, e as informações coletadas foram analisadas por meio de métodos estatísticos descritivos e inferenciais, utilizando o software IBM SPSS. Os resultados do estudo indicam uma correlação entre a implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), práticas de Responsabilidade Socioambiental (RSA) e inovação com a percepção de desempenho empresarial em gestão hoteleira. Com coeficientes de determinação R² superiores a 0,500, considerados como satisfatórios nas ciências sociais aplicadas, as hipóteses são robustas e sugerem que as variáveis do Balanced Scorecard (BSC) - processos, clientes, aprendizagem e financeira - são indicadores eficazes para medir o impacto dessas práticas no desempenho percebido. Isso reforça a importância de integrar essas dimensões estratégicas para melhorar a competitividade e a sustentabilidade no setor hoteleiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JACKSON DE SOUZA
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Externa à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externa à Instituição - SUELLEN ALICE LAMAS
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 08:13
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