Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYLANE MENESES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEYLANE MENESES MARTINS
DATA : 13/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Híbrido: Auditório 01 do NEPSA II e pelo link https://meet.google.com/tia-vxiw-wwf
TÍTULO:

Antecedentes da Intenção de Utilização de Aplicativos de Criação e Compartilhamento de Vídeos Curtos no Planejamento de Viagem


PALAVRAS-CHAVES:

vídeos curtos; marketing de influência; UTAUT; SOR; planejamento de viagem.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A era digital assistiu ao surgimento das redes sociais, que não são apenas um produto do avanço tecnológico, mas também uma representação do anseio comunitário de envolver, trocar e compreender o mundo de diversos ângulos. O avanço das tecnologias digitais, como as redes sociais e as tecnologias móveis inteligentes, transformou a forma como os indivíduos realizam suas atividades. Devido à sua ampla difusão, eficiência de custos e facilidade de uso, essas tecnologias tornaram-se essenciais na vida cotidiana, influenciando a maneira como as pessoas acessam informações, especialmente por meio de aplicativos móveis, impactando o turismo e os hábitos de viagem. A internet evoluiu para plataformas interativas que permitem a criação e o compartilhamento de conteúdo por meio de canais digitais, dando início a era das mídias sociais. Vídeos e fotos são formas significativas de comunicação que as pessoas compartilham em suas redes sociais. Os vídeos curtos, em especial, tornaram-se uma maneira inovadora de interação, refletindo o interesse crescente de usuários de diferentes gerações. A crescente necessidade de consumir conteúdo rápido e curto, levou ao desenvolvimento de plataformas de criação e compartilhamento de vídeos como Instagram, Snapchat e TikTok no segmento de viagem e turismo, de forma a influenciar diretamente os usuários para planejamentos de viagens. Diante desse contexto, a problemática levantada neste estudo diz respeito ao reconhecimento da influência do uso de aplicativos de criação e compartilhamento de vídeos curtos (ACVCs) para o planejamento de viagens no Brasil, com o seguinte questionamento: Como os fatores capazes de influenciar a intenção de uso contínuo de aplicativos de criação e compartilhamento de vídeos curtos se relacionam no planejamento de viagem? A partir destas perspectivas, o presente estudo integra, enquanto fundamentação teórica, estudos advindos do Marketing de Influência, das Mídias Sociais na evolução das Gerações, Redes Sociais online, em específico os vídeos curtos, além dos modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) e Stimulus-Organism-Response (SOR) com suas aplicações no turismo. Consequentemente, tem por objetivo, analisar os fatores que influenciam a intenção de uso contínuo de aplicativos de vídeos curtos no planejamento de viagem, caracterizando-os e propondo um modelo teórico de relações entre esses fatores, validando sua capacidade de influenciar o uso e comportamento desses aplicativos no turismo. Como esta pesquisa formula hipóteses para realizar teste e validação, ela se insere no método hipotético dedutivo, com característica de pesquisa quantitativa em sua elaboração. Porém, também já foi realizada uma pesquisa piloto qualitativa como forma de validar as dimensões para elaboração do modelo teórico proposto. Quanto aos procedimentos técnicos, o estudo vai se concentrar em três fases: a primeira em andamento, de caráter exploratório e bibliográfico, com revisão sistemática da literatura (RSL). A segunda será empírica com coleta de dados de forma híbrida através de survey online e offline com questionários na plataforma SurveyMonkey, com usuários de aplicativos de vídeos curtos dos Estados mais populosos do Brasil. E a terceira fase, por fim, será de caráter analítico com auxílio de softwares para apresentação dos resultados e validação do modelo proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externa à Instituição - MELISE DE LIMA PEREIRA - UFPR
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO - UFDPar
Externa à Instituição - CRISTIANE ALCÂNTARA DE JESUS SANTOS - UFS
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 08:40
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