GRADE CURRICULAR 2024.2
MATRÍCULAS: 09 a 11 de setembro/24
AULAS: 16 de setembro/24 a 31 de janeiro/25
REMATRÍCULAS: 18 a 20 de setembro/24
HORÁRIO |
DISCIPLINA |
CH |
DOCENTE |
TIPO |
2ª Manhã |
Ética na Pesquisa em Turismo |
30h |
Pamela Brandão |
Optativa* |
2ª Manhã |
Pesquisa Bibliométrica II |
30h |
Marcelo Porte |
Optativa** |
2ª Tarde |
Docência do Ensino Superior |
60h |
Guilherme Bridi e Leilianne Barreto |
Optativa*** |
3ª Manhã |
Teoria do Turismo II |
30h |
Wilker Nóbrega |
Obrigatória (D****) |
3ª Manhã |
Turismo Cultural, Memória e Patrimônio |
60h |
Maria Lúcia Bastos e Almir Félix |
Optativa |
3ª Tarde |
Tópicos Especiais em Turismo III: Turismo e Espaço no contexto do Neoliberalismo |
30h |
Maria Pontes |
Optativa |
4ª Manhã |
Turismo e Desenvolvimento |
60h |
Mozart Fazito |
Optativa |
4ª Tarde |
Turismo e Meio Ambiente |
60h |
Marcos Nascimento e Paula Brumatti |
Optativa |
4ª Tarde |
Estratégias Competitivas em Turismo |
60h |
Lissa Ferreira |
Optativa |
5ª Manhã |
Políticas Públicas de Turismo |
60h |
Wilker Nóbrega |
Optativa |
5ª Manhã |
Seminário de Dissertação |
60h |
Mauro Lemuel e Paula Brumatti |
Obrigatória (M*****) |
5ª Tarde |
Tópicos Especiais em Turismo XIII - Percursos metodológicos em Turismo: história oral, história de vida e entrevistas |
60h |
Almir Félix |
Optativa |
6ª Manhã |
Análise Quantitativa I |
60h |
Sérgio Marques |
Optativa |
|
||||
Módulo matutino |
Tópicos Especiais em Turismo II: A transição socioeconômica, ecológica-ambiental e política no século XXI |
15h |
Francisco Fransualdo e António Aledo Tur (Alicante/ES) |
Optativa******* |
* De 16/09 a 11/11/24.
** De 18/11/24 a 30/01/25.
*** Componente obrigatórios para discentes que farão Estágio à Docência I.
**** Somente para discentes de Doutorado que cumpriram Teoria Geral do Turismo I. Os encontros ocorrerão no período compreendido entre 08/10/24 à 19/11/24 (08h 30min às 12h).
***** Somente para alunos de Mestrado.
******* Três encontros de 5 horas em 23, 24 e 25/09/24.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - MESTRADO |
Estágio à Docência I – discentes do 2’ semestre Exame de Qualificação de Mestrado - discentes do 3' semestre Dissertação de Mestrado - discentes do 4' semestre |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DOUTORADO |
Estágio à Docência II – discentes do 3’ semestre Projeto de Tese I - discentes do 5' semestre Exame de Qualificação de Doutorado - discentes do 6' semestre Projeto de Tese II - discentes do 7' semestre Tese de Doutorado - discentes do 8' semestre |
EMENTAS:
ANÁLISE QUANTITATIVA I: Introdução à Análise Quantitativa de Dados. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. População e Amostra. Testes de hipóteses. Medidas Descritivas. Testes de Comparação de Médias. Análise de Variância. Análise Discriminante. Análise Fatorial Exploratória. Modelos de Regressão Simples e Múltipla. Estudos de Casos.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Educação inclusiva no contexto da UFRN. Finalidade e características do estágio supervisionado na pós-graduação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. A docência em cursos de Turismo. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de atuação.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM TURISMO: Fundamentos, conceitos e histórico das estratégias competitivas; buscando analisar a crescente importância do tema para obtenção de vantagens competitivas para as organizações frente ao mundo globalizado. Estudo e discussão sobre as várias formas da competição entre as organizações. Formulação da estratégia competitiva de negócio e das estratégias competitivas operacionais alinhadas à estratégia competitiva de negócio no turismo. Formas de aumentar a competitividade de organização turística. Evolução do pensamento estratégico. Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Balanced Scorecard. Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos.
ÉTICA NA PESQUISA EM TURISMO: Pesquisa com seres humanos. Legislações aplicadas à pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Protocolos Éticos em Pesquisa. Pesquisa cientifica e Lei Geral de Proteção dos dados (LGPD). Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Plataforma Brasil (PB). Parecer consubstanciado. Pesquisa sem óbices éticos.
PESQUISA BIBLIOMÉTRICA II: Uso do EndNote, Iramutec e VOSViewer para apoio a análise dos dados. Análise de Similitude, Análise de Especificidades, Classificação pelo Método Reinert e Nuvem de Palavras. Mineração de texto com auxílio do Iramutec e do VOSViewer.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO: O turismo na estrutura administrativa do Estado. O Estado no planejamento do turismo. Políticas públicas governamentais do Turismo. As dimensões das políticas públicas de turismo. Planos e Programas Nacionais de Turismo. Políticas regionais de turismo. Governança e Governabilidade Turística. O papel das redes na construção das políticas públicas de turismo.
SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO: Características de uma Dissertação. Fundamentos Metodológicos. Elaboração, aperfeiçoamento e avaliação de projetos de pesquisa. Direitos Autorais e Plágio.
TEORIA DO TURISMO II: O campo científico do turismo. Paradigmas científicos aplicados ao turismo. A produção científica na área do Turismo.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO II – A transição socioeconômica, ecológica-ambiental e política no século XXI: Turismo e transição ecológica-ambiental. Mudanças climáticas e metodologias de gestão de impactos sociais. Economias sociais e solidárias e Turismo de Base Comunitária.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO III - Turismo e Espaço no contexto do Neoliberalismo: Espaço geográfico como lócus do homem e suas possibilidades na dimensão do não previsível e não mensurável. Diálogo entre pensadores da geografia e turismo na compreensão de base epistemológica da produção do espaço pelo turismo. Produção do espaço pela atividade turística. Dimensão espacial é um componente fundamental do fenômeno turístico. Categorias de análise do espaço. Espaço geográfico frente ao desenvolvimento do Turismo. Turismo, percepção e valorização do espaço. Teoria espacial (Lefebvre) e compreensão do conceito de produção do espaço não estático, imutável, palco da sociedade. Abordagem geográfica do turismo. Competitividade e diferenciação espacial. O papel do poder público na competitividade turística. Turismo e mercado imobiliário. A gestão do espaço turístico.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO XIII – Percursos metodológicos em Turismo: história oral, história de vida e entrevistas (Como fazer e porque fazer): Ementa: Fontes para a pesquisa; Fontes orais; O que é História Oral; O que é História de Vida; Quem/Sou é/eu o entrevistador; Estruturando a entrevista; Realizando a entrevista; Analisando a entrevista (análise de conteúdo e análise de discurso).
TURISMO CULTURAL, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: Paradigmas teóricos e metodológicos sobre o conceito de Patrimônio Cultural (Material e imaterial) e sua relação com o conceito de memória, a partir do estudo de políticas culturais, usos sociais e das diversas maneiras com que cada sociedade se apropria de sua cultura e de sua história. Reflexão sobre o lugar e as práticas da materialidade e imaterialidade nas relações sociais e políticas de salvaguarda. Novos usos do patrimônio cultural imaterial e suas intersecções com o turismo.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO: Turismo e desenvolvimento. Abordagens sobre desenvolvimento regional e local associado ao turismo. Estado, Políticas Públicas e Turismo. Turismo de base local. Turismo de base comunitária. Abordagens de desenvolvimento turístico. Conceitos e princípios de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade. Os ambientes como recurso turístico e o turismo sustentável. O caráter dinâmico do turismo: fatores determinantes (tecnológicos, mercadológicos, éticos) e implicações com a sustentabilidade. Agentes do turismo: o papel do primeiro, segundo e terceiro setor. Turismo competitivo global. Turismo local sustentável. Modelos de destinos turísticos competitivos e sustentáveis. Indicadores de desenvolvimento. Cenários futuros para o turismo. Turismo e atividade produtiva. Planejamento global e sistêmico. Políticas Ambientais. Planejamento Ambiental para uso Turístico. Implicações Ambientais nas Políticas do Turismo.
TURISMO E MEIO AMBIENTE: Noções gerais de Meio Ambiente; Noções gerais e classificação de Meio Ambiente, enfocando o Ecoturismo e o Desenvolvimento sustentável com as Certificações Internacionais pertinentes. Contexto histórico-cultural do movimento ecológico; Agenda 21- Rio 92. ISO 14000, Sistema de Gestão Ambiental para o Turismo. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental no turismo. Processos de Decisões Estratégicas. Tomada de Decisão: Perspectiva Governamental, Empresarial, e da Comunidade. Fontes de Informações Ambientais. A utilização da ISO 14000 no Gerenciamento Ambiental, Benchmarking, Marketing Ambiental: Aspectos Teóricos e Estratégias. Unidades de conservação e o turismo; Planos de Manejo; Práticas de educação ambiental e o Turismo. Legislação vigente. Responsabilidade Social no turismo.