GESTÃO ESTRATÉGICA E MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES PARA O CONTEXTO DE CRISE: NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DO BRASIL
Gestão Estratégica; Modelos de Negócios; Crises; Agências de viagens
Os ambientes propícios as crises e rápidas mudanças, provocam turbulências no mercado de uma forma geral. O turismo insere-se nesse cenário de incertezas, onde o setor de agência de viagens passa por reestruturações e enfrenta problemas robustos. Especialistas em crescimento de negócio em ambientes incertos ressaltam que, estratégias baseadas em antigos e rígidos modelos de gestão enfrentam desafios, e indicam novas evidências científicas ancoradas na teoria da Vantagem Competitiva Transitória (VCT). Assim, o objetivo central desta tese é analisar estratégias e aplicabilidade de modelos de negócios em contexto de crises nas agências de viagens do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório aplicado, de abordagem qualitativa, dividido em várias etapas. Inicialmente o objetivo foi identificar dimensões necessárias para nortear a pesquisa, averiguando aspectos subjetivos para fundamentar a discussão. Em fase seguinte, e com a ruptura do tema consolidado através do estado da arte dos estudos e publicações de artigos em periódicos renomados na área pelas pesquisadoras (aluna e orientadora da presente tese), foi possível a construção do marco teórico e a elaboração de um modelo preliminar, submetido à avaliação por meio de um pré-teste aos agentes de viagens do Brasil. Na terceira etapa foi possível o desenho e construção do modelo a partir de modelos existentes. Na quarta etapa aplicou-se estudos de casos múltiplos em cinco agências de viagens do país indicadas pela ABAV– Associação Brasileira de Agências de Viagens, com a amostra intencional de representar as cinco regiões do país. Nesta etapa, o instrumento entrevista em profundidade foi desenhado para a compreensão de significados e características situacionais apresentadas pelos agentes de viagens. Após aplicação e a análise das entrevistas através da análise de conteúdo, foram aportados contribuições acadêmicas e mercadológicas para o mercado de agência de viagens. Como conclusão, a tese apresenta um novo modelo onde ás agências de viagens do Brasil, ainda que impulsionadas pelas mudanças nos modelos de negócios utilizados que não representam em sua totalidade aspectos inovadores e disruptivos, conseguem manter posições satisfatórias em ambientes de crises, por criações de vínculos estabelecidos com seus clientes através dos valores confiança, segurança e respeito à marca, permitindo as agências longevidade no mercado.