Sucesso em Projetos Turísticos no contexto do PMBOK.
Gestão de projetos; Turismo; Sucesso; PMBOK.
A atividade turística é marcada por empreitadas de impulso ao desenvolvimento de destinos, a exemplo de infraestrutura turística, formatação de roteiros, elaboração de planos de marketing, capacitações técnicas e gerenciais. Todas essas ações, especialmente quando derivam do poder público, precisam partir de projetos estruturados. O gerenciamento de projetos, por sua vez, é um campo discutido há décadas em áreas como engenharia, tecnologia da informação e administração, mas no campo do turismo, é embrionário. Além disso, atender as demandas da sociedade com maior transparência, eficiência e eficácia dos recursos governamentais, passa por uma gestão de projetos de sucesso. Nesse contexto, a presente tese integra teorias e promove uma fertilização cruzada sobre gerenciamento de projetos, gestão pública e gestão de projetos turísticos. Assim, tem como objetivo central compreender o sucesso nos projetos turísticos, a partir da aplicação dos preceitos do guia PMBOK, sob a perspectiva de gestores de turismo do Nordeste brasileiro. E, como objetivos específicos: Investigar o alinhamento estratégico dos projetos turísticos no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT); conhecer as metodologias de gestão de projetos mais utilizadas no setor turístico; analisar a aplicação do escopo, cronograma e custos (do PMBOK) na gestão de projetos turísticos; e averiguar os fatores que impactam o sucesso (processo e produto) dos projetos turísticos. Portanto, como procedimentos metodológicos, se trata de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quali-quantitativa e que utilizará a triangulação de dados como estratégia de pesquisa. A amostra da pesquisa é composta por gestores de projetos turísticos (de governança e roteirização arrolados no âmbito do PRT) de estados do Nordeste brasileiro, selecionados por critérios previamente estabelecidos. A coleta dos dados ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico e documental; e a segunda, uma pesquisa de campo que investigará por meio de entrevistas semiestruturadas, os gestores selecionados na amostra. A análise dos dados mesclará técnicas de análise de conteúdo e documental, além de estatística descritiva, com apoio de softwares específicos, como o NVivo e o Statistical Package for the Social Sciences (SPPS), respectivamente. Por fim, espera-se compreender o alinhamento estratégico nos projetos de turismo, a partir de um arcabouço conceitual das metodologias de gerenciamento de projetos, bem como contribuir com a teoria sobre sucesso em projetos turísticos no âmbito do setor público.