EMPODERADO PARA APRENDER: O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA O EMPODERAMENTO DE COLABORADORES DE HOTÉIS EM PRÁTICAS DE E-LEARNING
Cultura Organizacional; Empoderamento Psicológico; Aceitação de Elearning; Hotelaria.
Em consequência das transformações digitais e mudanças nos processos educacionais que corroboram uma educação mais autônoma e libertadora, o conceito de aprendizagem on-line (e-learning) emerge como alternativa para promover ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O e-learning coloca o aluno como protagonista do processo de formação, mas esses modernos métodos não serão totalmente efetivados se os usuários estiverem inclinados a não aceitar essas tecnologias. Embora estudos tenham se dedicado a investigar a adoção de e-learning em instituições de ensino formais - básico até o superior – são raras as pesquisas que se debruçaram sobre os fatores de sua aceitação no ambiente corporativo, especialmente do turismo. Neste contexto, a presente tese almeja integrar teorias da área de gestão organizacional, psicologia e educação, para analisar os fatores de aceitação de e-learning na hotelaria, sendo elas: Modelo de Valores Competitivos (Competing Values Framework); Empoderamento Psicológico (Psychological Empowerment); e, a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology). Logo, apresenta-se como objetivo central investigar as relações entre a cultura organizacional e empoderamento psicológico para aceitação ao uso do e-learning na hotelaria. Trata-se de uma pesquisa multiparadigmática, com estratégia de pesquisa do tipo explanatória-sequencial, de abordagem quantiqualitativa. O campo de estudo será composto por uma rede hoteleira que disponibiliza aprendizagem online e o público-alvo serão colaboradores de diferentes funções nos hotéis. A primeira etapa contará com levantamento survey através de aplicação de questionários com colaboradores que já tenham realizado cursos on-line fornecidos pela instituição; já os dados serão analisados a luz de análises estatísticas e da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), apoiado no Statistical Package for the Social Sciences (SPPS). Em momento subsequente, a pesquisa será conduzida com análises qualitativas através de aplicação de entrevistas e análise de conteúdo. Por fim, espera-se encontrar associações e influências entre as dimensões das teorias propostas, que auxiliem a explicar as causas e fatores que levam a aceitação e uso do e-learning, contribuindo para melhores práticas de gestão da aprendizagem hoteleira, e consequentemente, uma melhor formação e desenvolvimento dos colaboradores.