Liderança e desempenho nos empreendimentos hoteleiros
Liderança; Desempenho hoteleiro; Hotelaria
A liderança é um tema que interessa o setor do turismo, particularmente a hotelaria, e que vem passando por processo de reestruturação e transformação contínua, constituindo uma área de estudo dominante na literatura organizacional e gerencial da atualidade. Por outro lado, é um desafio para os líderes na medida em que o setor do turismo é dinâmico e competitivo principalmente no cenário atual de elevada exigência dos clientes. O turismo é um setor que depende muito das pessoas envolvidas para a sua operacionalização, com ênfase para os líderes dos empreendimentos. As ações do líder podem levar à satisfação dos colaboradores que pode contribuir para o aumento da produtividade e melhoria na prestação de serviços e, consequentemente, a satisfação e fidelização dos clientes que leva ao bom desempenho empresarial. Sendo assim, a pesquisa que se pretende desenvolver tem como objetivo analisar a relação entre a liderança e sua influência no desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Para atingir o objetivo proposto será realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, de natureza aplicada e com uma abordagem de análise quantitativa. Como estratégia de pesquisa serão aplicados questionários para uma amostra por conveniência de hotéis de 4 e 5 estrelas localizados na cidade de Maputo, em Moçambique. A análise de dados será realizada por meio de análise fatorial e regressão múltipla. Quanto aos resultados esperados destaca-se a validação de escalas de medição dos constructos em estudo, através das análises fatoriais exploratórias.