TURISMO E TRABALHO NA ROTA DAS EMOÇÕES: os profissionais que promovem passeios e a circulação dos turistas
Turismo; Políticas Públicas; Rota das Emoções; Trabalhadores do turismo; Trabalho Decente.
O Ministério do Turismo através de sua política pública investe na criação de planos, programas e projetos. Um dos desdobramentos do Plano Nacional do Turismo é o Programa de Regionalização do Turismo que deu origem a Rota das Emoções, roteiro turístico que integra os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, contemplando 14 municípios. O circuito integrado foi constituído na perspectiva da sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, ambientais e socioculturais, no intuito de aumentar a oferta de emprego e renda para as comunidades receptoras. O ideal é que o trabalho gerado seja decente (digno), tal como pretende a Organização Internacional do Trabalho e reforçado pela Organização das Nações Unidas através dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável, sobretudo o que trata de emprego digno e crescimento econômico. No entanto, dados revelam que o trabalho no turismo é marcado por informalidade, demonstrando contradições. Diante do exposto, a presente pesquisa objetiva analisar as condições de trabalho dos profissionais que acompanham os turistas nos passeios na Rota das Emoções, a partir da ideia do trabalho digno e decente, conforme estabelecido na Agenda 2030. O objeto de pesquisa contará com a perspectiva do materialismo histórico dialético e a categoria trabalho assumirá centralidade na presente abordagem. Os procedimentos do estudo serão realizados a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O recorte espacial se constitui dos principais municípios que compõem a Rota das Emoções, a partir da categorização do Mtur, a saber: Barreirinhas (MA), Parnaíba e Luís Correia (PI), Camocim e Jericoacoara (CE). O recorte temporal é a partir de 2005 aos dias atuais, levando em conta a época em que o roteiro foi lançado. Quanto ao público alvo a ser investigado, contempla os guias de turismo, condutores de visitantes, motoristas de carros de passeios e pilotos de embarcações turísticas, por serem os profissionais que acompanham os turistas na visitação aos atrativos dos destinos, tendo um papel fundamental na operacionalização da Rota das Emoções. Ao final, espera-se que este estudo contribua como fonte para o planejamento e a execução de ações pautadas na redução da precariedade junto ao trabalhador do turismo.