MODELAGEM DA RELAÇÃO ENTRE FATORES COGNITIVOS E EMOCIONAIS CAPAZES DE INFLUENCIAR O APOIO DE RESIDENTES AO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO
gestão de stakeholders; percepção de risco à saúde; solidariedade emocional; apoio ao turismo religioso.
Este estudo aborda a gestão do stakeholder comunidade residente, reconhecendo o seu poder de influência política e interesse econômico no desenvolvimento turístico em qualquer destino. Com isso, as percepções e emoções dos residentes quanto ao desenvolvimento do turismo em seu entorno habitual podem contribuir com informações úteis à elaboração de estratégias que permitam a resiliência dos destinos em situações de crise sanitária, tal como a instaurada pela pandemia da COVID-19. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral investigar as relações existentes entre fatores cognitivos e emocionais capazes de influenciar o apoio de residentes ao desenvolvimento do turismo religioso. Duas teorias oriundas da psicologia foram utilizadas para fundamentar esta pesquisa, a saber: Social Exchange Theory e a Emotional Solidarity Theory. A primeira teoria permite a investigação dos componentes racionais e a segunda para aqueles relacionados aos componentes empáticos e emocionais, que podem vir a influenciar o apoio de residentes ao desenvolvimento do turismo. Tendo em vista o levantamento e análise de estudos que abordassem a temática, bem como, as referidas teorias, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para composição teórica referente à modelagem das relações entre fatores cognitivos e emocionais capazes de influenciar o apoio de residentes ao desenvolvimento do turismo. A pesquisa se configura como descritiva de abordagem mista quali-quantitativa sob a égide do método hipotético-dedutivo. Um modelo de apoio de residentes ao turismo é proposto considerando fatores e variáveis amparados por ambas às teorias da psicologia. Os procedimentos de coleta de dados incluem a utilização de um formulário com questões abertas e um questionário com frases pré-determinadas em relação às variáveis a serem estudadas, cujas opções de resposta seguirão uma escala Likert de onze pontos. Ambos os instrumentos de pesquisa serão aplicados com residentes de um destino que desenvolve o turismo religioso.