A NOVIDADE SOMOS NÓS MESMOS: A ESPACIALIZAÇÃO IDENTITÁRIA DO PRODUTO TURÍSTICO GASTRONÔMICO NORDESTINO BRASILEIRO
Gastronomia. Turismo. Nordeste. Identidade.
No intento de trazer em essência a cultura gastronômica do Nordeste brasileiro até a sua transformação em um produto para uso turístico, essa tese adota uma postura epistemológica fenomenológica no esforço do deslinde do que se denominou de Produto Turístico Gastronômico Nordestino Brasileiro - PTGNB, observando as inúmeras relações (espacializadas) que constituem esse produto. Desta feita, o objetivo geral é espacializar como se constitui a identidade do PTGNB ofertado na atualidade. Para tanto, são objetivos específicos: identificar os produtos gastronômicos que simbolizam cada capital do Nordeste; estruturar uma matriz de decodificação das dimensões do PTGNB; e, particularizar os produtos turísticos gastronômicos por meio de sua estruturação em uma perspectiva multidimensional, dentro dessas inúmeras relações que o compõe. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório. Para tal, foram escolhidas técnicas de coleta para cada objetivo específico elencado, quais sejam: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Como técnicas de análise, serão usadas a análise de conteúdo e a análise do discurso, apoiadas em reflexão fenomenológica, com delimitação da pesquisa nas nove capitais do Nordeste: Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luiz, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal e Aracaju. Ao constituir o campo empírico, a partir do critério inicial da oferta das referidas capitais do Nordeste, busca-se o trajeto de constituição destes produtos, a fim de relacionar e encontrar uma “identidade gastronômica nordestina”, a partir do PTGNB. Neste sentido, almeja-se operacionalizar o conceito de espacialidade, com amparo científico na perspectiva simbólica desta, em que se parte dos pressupostos de que a utilização do território pelo povo cria este espaço físico/simbólico. A partir desta abstração, observa-se que povo, território e cultura gastronômica são os elementos estruturantes desse espaço em estudo. A triangulação de fontes, por sua vez, objetiva o aprofundamento do entendimento das relações entre este patrimônio cultural alimentar e a sua ênfase na oferta turística, na direção de um produto cultural turístico inserido no contexto do turismo de sol e praia. O recorte espacial investigado delimita-se e justifica-se diante da ênfase dos corredores turísticos das capitais dos nove estados da região Nordeste do Brasil, considerando seus indicadores socioeconômicos em relação à atividade turística. Ao final, espera-se que esse estudo possa contribuir para pensar o fortalecimento identitário da região Nordeste por meio da mensuração do produto turístico desta região, no sentido de diversificar e fortalecer a atividade turística que vem sendo amplamente difundida e praticada no espaço nordestino brasileiro.