MODELO DAS INTENÇÕES DE RESERVA DE HOSPEDAGEM PÓS-PANDEMIA VIA APLICATIVOS DE REDES SOCIAIS
Comportamento do consumidor. Reserva online. Hospedagem. Aplicativos de redes sociais. Turismo pós-pandemia.
Além de impulsionar a adoção e o uso das tecnologias de informação e comunicação no mundo, a pandemia causada pelo Covid-19 trouxe novas perspectivas para o desenvolvimento do comércio social móvel, gerando implicações para o comportamento dos consumidores na área de turismo e hospitalidade. O objetivo central desta tese consistiu em desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que influenciam a intenção de reservar hospedagem através de aplicativos de redes sociais, no contexto de retomada do turismo. O modelo desenvolvido teve como base teórica inicial a Teoria do Comportamento Planejado. Aos constructos da referida teoria foram acrescidas variáveis de outras quatro, a saber: risco geral percebido (Teoria do Risco Percebido), reputação da plataforma de rede social (Teoria da Sinalização), vantagem relativa percebida (Teoria de Difusão das Inovações) e suporte social percebido (Teoria do Suporte Social). As variáveis incluídas no modelo remetem a características dos aplicativos de redes sociais. No total foram analisados 486 questionários válidos, aplicados de forma online junto a consumidores brasileiros que utilizam os aplicativos de redes sociais. A pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como descritiva, correlacional e explicativa, adotou a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais para a análise e tratamento dos dados. O software utilizado na análise do modelo foi o SmartPLS 3 (versão 3.3.9). Dentre dez hipóteses estabelecidas, nove foram suportadas. O modelo alcançou um poder explicativo substancial, sendo capaz de explicar 75,8% (R² = 0,758) das intenções de reserva no contexto analisado. A atitude favorável dos consumidores mostrou ser uma variável mediadora significativa para a explicação da intenção de reserva, obtendo no modelo um valor explicativo de 70,1% (R² = 0,701). Outros constructos com influência significativa e positiva sobre a intenção de reserva por meio da atitude foram: a vantagem relativa percebida (formada pelo prazer percebido, pela vantagem financeira percebida, pela conveniência e pelos anúncios personalizados), as normas subjetivas, o controle comportamental percebido e a reputação da plataforma de rede social. O risco geral percebido apresentou influência negativa significativa sobre a atitude, e consequentemente, sobre a intenção de reservar hospedagem, com destaque para os riscos de privacidade e segurança, o psicológico e o financeiro. Ademais, o suporte social percebido nos aplicativos de redes sociais demonstrou ter influência apenas indireta na intenção de reserva de hospedagem, por mediação total das normas subjetivas. O estudo trouxe contribuições teóricas e práticas para pesquisadores da área de turismo e hospitalidade, para gestores de empresas de hospedagem, e para as plataformas que administram os aplicativos de redes sociais.