Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação Turística – MODITUR.
A inovação tem destacado-se como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas, tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para inovar em ambientes organizacionais de turismo. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo de inovação para organizações turísticas – MODITUR e tem como objetivos específicos: a) identificar os modelos de inovação para organizações; b) caracterizar as dimensões teóricas presentes nos modelos de inovação em turismo; c) propor um modelo metodológico de avaliação para organizações turísticas; Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa e com técnica de amostragem do tipo não-probabilístico intencional, que utilizou 17 especialistas/pesquisadores da área de turismo, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento metodológico propositivo da tese. Já aos resultados, permitiram compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constante transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa fazer-se presente dentro das organizações turísticas, levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo. Diante do exposto, conclui-se que a temática inovação em organizações turística precisa de mais proposições teóricas e de novos estudos para que organizações possam investir em inovação e consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilite reflexões de novos estudos em inovação e contribua para o desenvolvimento de pessoas e localidades com potencial turístico de maneira responsável.