Comércio Social Móvel No Turismo: desenvolvendo um modelo unificado para explicar a intenção de compra de produtos e serviços turísticos
Comércio Social Móvel. Intenção de Compra. Produtos e Serviços Turísticos. Estrutura Estímulos-Organismo-Resposta. Modelo multi-mediação.
A crescente utilização dos dispositivos móveis e o avanço no desenvolvimento das plataformas de mídias sociais trouxeram mudanças significativas para o processo de planejamento de viagens e de comercialização eletrônica de produtos e serviços turísticos. O comércio social móvel (ou ms-commerce) resultou da evolução do comércio eletrônico (e-commerce) tradicional, que passou a incorporar funções de socialização e de troca de informações entre usuários, concomitantemente à adaptação das transações comerciais para os dispositivos móveis. O ms-commerce trouxe vantagens para os consumidores de produtos e serviços turísticos, como uma maior conveniência, facilidade de acesso a informações, e possibilidade de compra a qualquer momento, e em qualquer lugar. Sendo assim, a pesquisa proposta objetiva desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que explicam a intenção de compra de produtos e serviços turísticos, por meios das plataformas de redes sociais acessadas via dispositivos móveis. Para tanto, será adotado o paradigma Estímulos-Organismo-Resposta (S-O-R Framework), que possui uma estrutura de multi-mediação, e propõe-se a explicar as relações entre estímulos ambientais, reações cognitivas e afetivas nos consumidores, e possíveis respostas geradas. Com o propósito de identificar os constructos adotados previamente em outros estudos sobre a intenção de compra nos âmbitos do comércio social, do comércio móvel e do comércio social móvel, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo de pesquisa conhecido como ProKnow-C. Após a análise de 55 estudos publicados entre 2014 e 2020, e com o auxílio do software NVivo, foi possível identificar os principais constructos que compuseram o modelo unificado proposto. A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa, incluindo a realização de entrevistas junto à consumidores brasileiros que utilizam aplicativos de redes sociais (como o Facebook e o Instagram), e que participam de comunidades virtuais relacionadas ao turismo nessas plataformas. Para analisar as entrevistas será adotada a técnica de análise de conteúdo por temas, permitindo o surgimento de novas categorias a partir dos resultados. O software NVivo será utilizado como suporte para tratamento e análise dos dados.