PERSONALIDADE DE MARCA NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO: UM OLHAR A PARTIR DO BRAND PERSONALITY SCALE (BPS) DE JENNIFER AEKER.
Branding. Personalidade de marca. Organização Mundial do Turismo.
Marcas são ativos intangíveis que participam do processo de relacionamento entre empresas e consumidores. E, dentre os variados segmentos que encontram no branding um meio para a formação de suas estratégias, estão os organismos internacionais. Portanto, a fim de que o objetivo do trabalho seja alcançado, o atual estudo visa identificar a presença de personalidades nas marcas da Organização Mundial do Turismo. Dessa forma, será aplicado um estudo tendo como base a ótica das personalidades da Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997). Com base nisso, se realizará uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, com caráter descritivo, com um método quantitativo e qualitativo. A pesquisa contará com a aplicação de questionários, cuja abordagem envolverá o reconhecimento dos 41 traços de personalidades propostos pelo instrumento da pesquisa sobre as marcas do instrumento da pesquisa (OMT) e utilizando a Escala Likert de 0 a 10. As informações geradas pelos questionários, serão analisadas pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do SPSS e o pacote AMOS, versão 22.0. Para finalizar, serão coletadas sugestões de especialistas em marketing e branding (Gestores, Influenciadores das pesquisas em Turismo) sobre meios para o desenvolvimento de marcas na Organização Mundial do Turismo.